(67) 3027-5100| atendimento@drleandrofinotti.com.br

Rua Oceano Atlântico, 294, Campo Grande - MS

  • Chikungunya e dor

Chikungunya e doença reumática crônica

Envie a um amigo

 

O vírus da Chikungunya (CHIKV) circula no Brasil desde o ano de 2014, transmitido pela picada do mosquito do gênero Aedes (aegypti e albopictus), o mesmo da Dengue e Zika. A fase inicial de doença é de febre alta súbita e dores articulares intensas, podendo se acompanhar de outros sintomas gerais e vermelhidão na pele. Diferente das outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, entre 20 a 40% dos pacientes infectados irão apresentar sintomas musculoesqueléticos crônicos, muitas vezes incapacitantes.

 

 

O CHIKV resiste ao sistema imune no interior de células dos tecidos, como macrófagos, células da membrana sinovial (reveste as articulações) e células do osso. Gera uma intensa resposta de inflamação e de reabsorção óssea em modelos de estudo em cobaias. 

 

 

É essencial o acompanhamento do reumatologista para pacientes com doença do aparelho locomotor persistente após infecção por CHIKV, inclusive podendo ser necessário uso de medicamentos antirreumáticos para devido controle.

Veja a situação da febre do Chikungunya no estado de Mato Grosso do Sul, aqui:

 

 

 

Dr Leandro Tavares Finotti 

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas