• fibromialgia e exercício

Exercício e Fibromialgia

Envie a um amigo


O tratamento da fibromialgia envolve medicamentos e outras intervenções não medicamentosas.

Documentos de consenso sobre a enfermidade, brasileiro e internacionais, trazem o exercício como forma de tratamento de evidência altamente recomendada.

Benefícios foram demostrados com as três modalidades, os aeróbicos, de alongamento e resistidos (carga). No entanto, os dois primeiros costumam ser melhor tolerados.

Exercícios aeróbicos são caminhadas, ao ar livre ou esteira, corrida, pedalada. Exercícios de alongamentos podem ser feitos de forma ativa ou passiva, domiciliares ou em academia, ou através de técnicas específicas como o Pilates.

Normalmente, há dificuldades para o paciente com fibromialgia iniciá-los. Veja as dúvidas e soluções principais:



“Não aguento fazer exercício porque sinto dor”



Isso acontece nas primeiras 6 semanas do treino, quando, a partir de então, o paciente passa a experimentar melhora na dor. As dicas são de iniciar lentamente e após estar em uso de medicações.



“A dor que sinto durante o exercício pode me prejudicar”



Não é verdade. A dor é a própria doença. A fibromialgia não provoca lesões do aparelho locomotor, sendo que a dor não é sinal de alerta da existência ou agravo de danos. 

 

“Não tenho energia para fazer exercícios”



A fadiga é sintoma central da fibromialgia. Os pacientes com depressão podem experientar fadiga ainda maior. Os medicamentos podem ajudar a reduzir esses sintomas e permitir o início do exercício.

 

 

 

 

Dr Leandro Tavares Finotti

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas