(67) 3027-5100| atendimento@drleandrofinotti.com.br

Rua Oceano Atlântico, 294, Campo Grande - MS

Infiltração de partes moles com corticóide - síndromes tunelares e neuroma

 

 

 

Definição:

 

  • Síndrome do Túnel do Carpo:

 

As síndromes tunelares são condições dolorosas localizadas do aparelho locomotor provocadas por compressão de nervos por estruturas osteoarticulares. A síndrome tunelar mais frequente é a síndrome do túnel do carpo, caracterizada pela compressão do nervo mediano na sua passagem através de um túnel formado entre os osso do punho e o ligamento transverso do carpo. O sintoma principal é de dor na área do punhos e mãos, com características chamadas neuropáticas, descritas pelo paciente como formigamento, agulhada e alfinetada, frio doloroso e até choque elétrico. Outro sintoma importante que chama a atenção é o agravamento noturno e mesmo durante o sono, muitas vezes podendo acordar o paciente. Em casos mais avançados pode haver fraqueza em movimentos que exijam a pinça da mãos, muitas vezes fazendo com que o paciente deixe cair objetos.

 

  • Neuroma de Morton:

 

Lesão do nervo interdigital comum do pé, mais frequentemente entre o terceiro e quarto dedos, transformando-se em uma lesão noduliforme. Provoca dor no antepé (a chamada metatarsalgia). Não se trata de um processo tumoral, mas sim degenerativo, no qual existe desmielinização do nervo e fibrose de suas camadas de revestimento.

 

 

 

Causas:

 

  • Sindrome do Túnel do Carpo:

 

Movimentos repetitivos e obesidade (forte evidência), perído menopausal, artrite reumatóide, tendinopatias distais dos membros supriores (evidência moderada), diabetes, tabagismo e predisposição genética (causas duvidosas) e gestação (causa transitória). 

 

  • Neuroma de Morton:

 

Lesão por hiperpressão na região metatarsofalangeana, provocada mais comumente por sapatos de saltos ou de bico apertado, sendo a hiperpronação do pé (pisada para fora) um fator de aumento de risco.

 

 

 

Intervenção:

 

  • Sindrome do Túnel do Carpo: 

 

A eficácia de injeção única de corticóide é sustentada por revisão literária da Cochrane, uma das entidades de banco de dados mais respeitada internacionalmente (ACESSE AQUI) . E também é procedimento indicado em diretriz da Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas com forte eviddência científica (VER AQUI).

 

  • Neuroma de Morton:

 

A infiltração com corticóide costuma ter boa eficácia, embora com taxa de sucesso variável. Podem ser necessárias repetições de infiltrações. Alguns trabalhos conseguiram demonstrar remissão total dos sintomas por tempo mais prolongado, contemplando até 82% dos pacientes em uma casuística (COMPILADOS AQUI).

 

 

Patologias tratadas

Síndromes tunelares e neuromas

  • Túnel carpo (mão – Síndrome túnel carpo)
  • Túnel tarso (pé – Síndrome do túnel tarso)
  • Intermetatársico (pé – Neuroma Morton)

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas