• artrite ou artrose

Dor articular nas mãos: artrite ou artrose?

Envie a um amigo

 

 

A dor nas articulações das mãos é uma queixa comum no consultório de reumatologia. Uma das possibilidades é de que seja causada por inflamação das articulações, a chamada artrite. 

Artrite é manifestação comum de inúmeras enfermidades diferentes, não é uma doença específica. Ocorre quando há inflamação do tecido intra-articular, especialmente da membrana que reveste as articulações mais móveis, a chamada membrana sinovial (veja na imagem abaixo).

 

 artrite e sinovite                                          

 

 

Os sintomas que definem a existência de uma artrite são dor e rigidez ao mobilizar as articulações. A presença de inflamação de alto ou baixo grau, separa os pacientes portadores de artrites em dois grandes grupos: as ARTRITES INFLAMATÓRIAS (ou simplesmente ARTRITE) e as ARTRITES DE INFLAMAÇÃO DE BAIXO GRAU (ou simplesmente ARTROSE). 

Mas, como reconhecer se paciente portador de dor nas mãos sofre de ARTRITE OU ARTROSE?

 

 

ARTRITE

 

A artrite envolve inflamação de alto grau da membrana sinovial. A membrana sinovial é o tecido mais precocemente acometido nas artrites, a chamada sinovite, porém pode evoluir com lesões erosivas relativamente rápidas de osso e cartilagem. As artrites, em geral, têm potencial de ocasionar deformidades articulares significativas e precoces se não adequadamente tratadas. O dois elementos principais de reconhecimento de uma artrite são:

 

  • Dor articular de repouso: os sintomas dolorosos já estão presentes pela manhã, mesmo sem mobilizar a articulação afetada.
  • Rigidez matinal prolongada: há um enrigecimento nos movimentos da articulação maior pela manhã, e que levam mais de 1 hora para melhorar com o uso das mãos.

 

Outros sinais e sintomas que estão presentes nas artrites variam em freqüência, sendo os principais:

 

  • Aumento de volume da articulação, especialmente pelo espessamento da membrana sinovial (sinovite): a articulação avolumada tem uma consistência amolecida, borrachóide quando é palpada.

 

artrite e mão

 

É importante ficar claro que artrite é um sinal comum a várias enfermidades, e que necessitam receber diagnóstico específico. A doença reumática mais emblemática e freqüente que causa artrite nas mãos é a Artrite Reumatóide. Veja características distintivas de enfermidades reumáticas que mais comumente provocam artrite nas mãos:

 

  • Artrite Reumatóide: envolvem punhos, metacarpofalangeanas (MCF) e interfalageanas proximais (IFP), caracteristicamente de forma simétrca, afetando os dois lados do corpo.
  • Artrite Psoriásica: embora o envolvimento das mãos possa se assemelhar ao da Artrite Reumatóide, o acometimento das interfalangeanas distais (IFD) as diferenciam. Os pacientes frequentemente possuem lesões de psoríase de pele e eventualmente de unha.
  • Doença por Deposição de Cristais de Pirofosfato de Cálcio: pode ter padrão semelhante ao da Artrite Reumatóide, no entanto costuma ocorrer instação mais aguda e início após os 60 anos de idade.
  • Miscelâneas: várias outras enfermidades, reumáticas ou não, podem provocar artrite nas mãos, sendo necessária avaliação especializada do reumatologista para diagnóstico específico. São exemplos: Lúpus Eritematoso Sistêmico, Doença Mista do Tecido Conjuntivo, Artrite Enteropática, Artrite Reativa, Síndrome Antissintetase. 

 

 

articulações das mãos

 

O diagnóstico específico das enfermidades que causam artrite é feito baseado em características clínicas, exames de sangue e de imagem.

 

 

ARTROSE (ou OSTEOARTRITE ou OSTEOARTROSE)

 

A artrose envolve inflamação de baixo grau da membrana sinovial. A cartilagem e o osso subcondral (osso situado abaixo da cartilagem) são os tecidos mais acometidos pelo processo da artrose, resultando em afilamento progressivo da cartilagem e aumento de formação óssea de esporões de nome osteófitos. A inflamação da membrana sinovial é leve nas fases iniciais, porém contribui diretamente com a progressão dos danos. A evolução da artrose costuma ser lenta. As deformidades articulares podem ocorrer, especialmente leves desalinhamentos, porém normalmente não são pronunciadas e ocorrem mais tardiamente. O dois elementos principais de reconhecimento de uma artrose são:

 

  • Dor articular mecânica: a dor ocorre especialmente aos movimentos.
  • Rigidez matinal fugaz: há um enrigecimento nos movimentos da articulação que melhoram com menos de 1 h após acordar.

 

Outras dicas importantes para indicar que uma dor articular nas mãos seja decorrente de artrose são:

 

  • Aumento de volume da articulação, que ocorre principalmente por aumento ósseo: a articulação avolumada tem consistência endurecida quando é palpada.
  • Envolvimento frequente das articulações interfalangeanas distais (IFD): raro nas artrites, com excessão da Artrite Psoriásica.
  • Poupa punhos e acomete menos frequentemente e de forma leve as metacarpofalangeans (MCF).
  • Início dos sintomas após os 40 anos: antes dessa idade, é muito rara a artrose de mãos.

 

artrose e mão

 

A artrose é uma doença específica. O diagnóstico da artrose de mãos é feito com bases clínicas, com história e exame físico realizados por médico especialista. Eventualmente podem ser necessários exames de sangue para afastar outras causas de artrite. Exames de imagem tem utilidade principal em avaliar o grau de comprometimento articular na artrose, ou mais raramente, excluir artrites em pacientes para os quais não se percebeu a inflamação proeminente da membrana sinovial ao exame físico. 

 

 

 

 

Dr Leandro Tavares Finotti

 

 

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas