• sacroileíte

Sacroileíte: nem sempre é reumatismo.

Sacroileíte é a inflamação ativa, ou lesões crônicas com aspecto típico pós inflamatório, localizadas nas articulações sacroilíacas, que unem o final da coluna com o osso ilíaco da bacia. As sacroilíacas se situam profundamente nas nádegas.

A inflamação das sacroilíacas produz dor lombar ou nas nádegas, de caráter inflamatório (veja com identificá-la aqui). Os sintomas podem ser leves em casos iniciais, mas não é assintomática com o passar do tempo.

A sacroileíte é processo típico que ocorre em condições reumatológicas chamadas de Espondiloartrites. É um grupo de enfermidades que se caracterizam por achados comuns de sacroileíte, artrite periférica, entesites (inflamação de junção de tendões, ligamentos e fibrocartilagem ao osso), dactilite (dedo em “salsicha”), inflamação ocular, intestinal e psoríase, além de predisposição associada aos genes do HLA-B27.

As enfermidades que fazem parte do grupo das Espondiloartrites são a Espondilite Anquilosante, a Artrite Psoriásica, a Artrite Reativa, a Espondiloartrite relacionada às doenças inflamatórias intestinais e a Espondiloartrite Indiferenciada.

A sacroileíte inicial é detectada apenas com exame de ressonância nuclear magnética (RNM). Esse exame é muito sensível a pequenas alterações, é o único a detectar inflamação ativa propriamente dita. O raio X (RX) também pode demonstrar sacroileíte, porém apenas tardiamente, demonstrando lesões já bem estabelecidas. Lesões estruturais crônicas pós inflamatórias podem ser vistas em RNM e também no RX.

O termo “esclerose de sacroilíacas” é lesão crônica, altamente inespecífica.

A sacroileíte que ocorre em condições inflamatórias do grupo das Espondiloartrites foi melhor definida, em termos de exames de RNM, por grupos internacionais ASAS / OMERACT em 2009.

A problemática ocorre em que nem todo sinal de possível inflamação nas sacroilíacas visto em RNM é associado às Espondiloartrites. Há várias outras possibilidades:

Portanto, a mensagem é que nem toda sacroileíte é por reumatismo. O paciente deve ser avaliado por reumatologista experiente para análise se há quadro clínico sintomático compatível e ter seu exame de imagem criteriosamente avaliado.