(67) 3027-5100| atendimento@drleandrofinotti.com.br

Rua Oceano Atlântico, 294, Campo Grande - MS

Infiltração articular com corticóide

Podem ser realizadas para tratamento das artrites inflamatórias e osteoartrite

1ª Artrite Inflamatória

 

 

 

Conceito:

 

As artrites inflamatórias são transtornos sistêmicos imunológicos que provocam inflamação e proliferação significativa da membrana sinovial de revestimento das articulações diartrodiais (sinovite) e alto número de células no líquido sinovial. A sinovite ativa é diretamente associada com ativação de processos de degradação óssea e cartilaginosa, levando ao surgimento de lesões irreversíveis, deformidade articular e incapacidade física. A Artrite Reumatoide é o modelo clássico de artrite inflamatória com exuberante processo de sinovite.

 

 

 

Justificativa:

 

O tratamento dessas condições busca controlar a inflamação e bloquear os processos destrutivos articulares. O uso de medicação sistêmica é mandatório. No entanto, nem sempre o objetivo é alcançado apenas com essa estratégia.

1) O tratamento local com infiltração intra-articular com corticóide é benéfico em trazer atrofia e inativação da membrana sinovial (sinoviortese química), que pode ser definitiva ou temporária.

2) Infiltrações monoarticulares ou poliinfiltrações podem ser mais efetivas e com menos efeitos adversos se comparadas com a administração do corticóide sistêmico (oral ou injetável).

 

 

 

Intervenção:

 

A infiltração da cavidade articular com corticóide pode ser realizada em diferentes articulações, de pequeno, médio ou grande porte, realizada com ou sem ajuda de métodos de imagem para guiá-las. As principais articulações abordadas nas artrites inflamatórias são punhos, interfalangianas proximais e metacarpofalangeanas (mãos), cotovelos, joelhos e tornozelos.

 

 

 

Indicações:

 

1) Controle da sinovite monoarticular (uma única articulação).

2) Controle da sinovite oligoarticular (menos de cinco articulações) através das poliinfiltrações .

3) Controle de articulações residuais de sinovites poliarticulares.

Procedimento referenciado em Consenso Brasileiro e de outras sociedades internacionais em Artrite Reumatóide (CONFIRA AQUI), Artrite Psoriásica (CONFIRA AQUI) e Espondilite Anquilosante (CONFIRA AQUI). 

  

2ª Osteartrite

 

 

 

Conceito:

 

A osteoartrite é patologia degradativa da cartilagem, sendo que com a progressão da doença, há lesões ou comprometimento funcional de todos os elementos da articulação, levando a uma insuficiência articular global. A dor é multifatorial, associada a fenômenos inflamatórios, de sobrecarga óssea, de estiramento capsulo-músculo-ligamentar e fenômenos de sensibilização central cerebral. O tratamento é individualizado, visando redução de dor e preservação da função articular. Ainda não há cura.

 

 

 

 Justificativa:

 

O corticóide intra-articular tem ação antiinflamatória, imunossupressora local, analgésica e de melhora da viscosidade do líquido sinovial.

1) A infiltração intra-articular em joelho com osteoartrite reduz mais a intensidade de dor se comparado ao uso de antiinflamatório oral.

2) Tem início rápido de melhora da dor.

3) Efeito mais pronunciado no primeiro mês, porém pode durar até 24 semanas.

4) Útil em reduzir a inflamação sinovial (sinovite) nas osteoartrites mais inflamatórias.

5) Permite a aspiração de derrames articulares que contribuem com dor e limitação da função articular.

 

 

 

Intervenção:

 

As articulações acometidas por osteoartrite primária que são mais frequentemente abordadas com infiltração com corticóide são o joelho e quadril, seguidas pela trapeziometacarpiana do polegar (rizartrose).

A infiltração do quadril é sempre feita guiada por imagem, de ultrassonografia ou radioscopia.

 

 

 

Indicações:

 

1) Dor não aliviada por medicação sistêmica e medidas não farmacológicas.

2) Osteoartrite com sinovite clínica ou derrame.

3) Preferência do paciente ou dificuldades em relação ao uso de medicação oral

Procedimento referenciado em consenso de sociedade internacional de estudo em osteoartrite - OARSI 2014 (DISPONÍVEL AQUI)

 

 

Quadril

  • artrose quadril

Joelho

  • infiltração articular joelho

Rizartrose

  • rizartrose

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas