Segurança e Efeitos Adversos

No que diz respeito à segurança, os dados atuais, oriundos da experiência clínica de anos documentada nos estudos de registro, são bastante tranqüilizadores.

Em relação às infecções, para todos os imunobiológicos utilizados na reumatologia, há um aumento de infecções não graves. Normalmente são bem controladas, raramente limitando o uso da medicação. Para os agentes anti-TNF, há um aumento no risco de infecções de pele, respiratórias e urinárias, especialmente no primeiro ano de uso. Tuberculose é uma preocupação para os agentes anti-TNF, Abatacepte e Tocilizumabe, sendo o Rituximabe de baixo risco para este tipo de infecção. Para o Abatacepte, ressalta-se maior freqüência de infecções respiratórias em pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Com o Secuquinumabe há aumento de candidíase recorrente. Para pacientes com infecções crônicas pelos vírus das hepatites B e C, cuidado especial é necessário, sendo muitas vezes contraindicados.

O receio inicial em relação às neoplasias foi se esgotando. Os agentes anti-TNF elevam discretamente o risco de neoplasias de pele não melanoma. Risco aumentado de linfoma tem sido atribuído à associação intrínseca dessa neoplasia com doenças reumáticas autoimunes e não de efeito do imunobiológico.

Alguns efeitos adversos particulares podem ocorrer, como piora de insuficiência cardíaca moderada a grave, doenças desmielinizantes e fenômenos autoimunes com os anti-TNF, sangramento intestinal ou perfuração digestiva em pacientes com doença diverticular em uso de Tocilizumabe e reações durante a infusão do Rituximabe.